Aumente suas vendas: como implementar um sistema de Delivery no seu restaurante

A palavra delivery, originada do inglês, pode ser traduzida para o português como entrega ou distribuição. Este é um termo que se espalhou no Brasil principalmente a partir dos restaurantes por conta dos pedidos feitos pelos clientes por telefone e online a fim de que os mesmos fossem entregues em casa. Para quem ainda não tem um sistema de entrega, é fundamental saber as vantagens de implementá-lo no seu empreendimento. 

Com um sistema Delivery é muito mais fácil aumentar o número de vendas e ainda assim possuir agilidade nos processos. Isso se dá, por exemplo, pelo fato de conseguir otimizar o tempo dos funcionários. Além disso, se o sistema for bem implementado, o consumidor consegue fazer seu pedido sem muitas complicações e demora. Por sua sistematização, facilita a comunicação entre o cliente e o restaurante, resultando em uma maior satisfação dos clientes.

Mais segurança também é uma vantagem desse tipo de sistema, tanto na hora de fazer o pagamento quanto na realização dos pedidos. Em relação aos pagamentos, somente já pago é que o pedido será liberado para a entrega. Nos pedidos, com a otimização que o sistema proporciona, os erros são menos frequentes. 

Confira mais vantagens para investir no Delivery:

      ● 5 razões para investir no atendimento delivery

Quer saber mais sobre como implementar um sistema Delivery? Acompanhe nosso texto!

Primeiros passos

Existem alguns primeiros passos a serem tomados para a implementação um Sistema de Delivery em seu estabelecimento, são eles:

Analise os custos da implementação: se você irá implementar seu próprio delivery, quais serão os custos? Lembrando que podem ser vários, como os novos funcionários (motoboys), os veículos, a contratação de algum software ou plataforma, entre outros.

● Saiba mais: como contratar motoboys

Mas caso o Delivery seja terceirizado, os custos serão feitos por meio de taxas de aplicativos e outros sistemas desse tipo. Então, quanto será gasto com as taxas?

Terceirizar ou não? Um dos pontos a serem levados em consideração na hora de decidir se o Delivery será feito por outras empresas é a abrangência do seu sistema de entrega. A área que você pretende entregar é apenas no bairro do estabelecimento ou uma grande região? 

Se a área for pequena, é interessante ter um sistema próprio de Delivery. Isso é muito feito, principalmente, nos restaurantes de cidades pequenas que muitas vezes nem possuem empresas terceirizadas de entrega. Já a terceirização é muito utilizada nos grandes centros, afinal, quantos entregadores do Ifood ou do Uber Eats não vemos hoje nas ruas?

Organização 

A organização interna nada mais é do que o planejamento do seu Delivery. Nessa etapa você definirá quantas entregas seu restaurante pode efetuar sem que prejudique os outros setores, se irá precisar de novos funcionários para atender as demandas de entregas, além de definir como serão embalados os produtos.

Ao implementar um sistema de Delivery, espera-se que ocorra um aumento nas vendas, por isso é tão importante estar organizado e preparado, pois sua equipe evita atrasos e erros mesmo com o aumento no fluxo de vendas. 

Equipe

Além dos entregadores, caso seu Delivery seja próprio, será necessário eleger ou contratar alguns funcionários para atender somente o funcionamento e a logística dos pedidos virtuais e por telefone. Esses terão de anotar os pedidos, colocá-los no software de gestão do Delivery e fazer a logística até serem repassados a quem irá prepará-los na cozinha. 

Embalagem

Um ponto fundamental ao se ter um Delivery são as embalagens, elas são o ponto-chave do seu produto. Pois, dependendo da embalagem, a comida pode chegar mais quente, mais fria, mais seca ou mais úmida e isso tudo interfere no sabor e na qualidade da comida do seu restaurante. 

Além disso, uma embalagem que seja resistente, que feche perfeitamente e ainda seja bonita é muito importante. O cliente já começa avaliando o seu produto por ela e pode ser um diferencial muito bom – ou ruim, a depender do caso – para a sua empresa.

Taxa de entrega

A taxa de entrega varia, por exemplo, se o sistema de entrega for próprio do estabelecimento. É ele quem define as taxas e elas precisam ser justas para os dois lados, o restaurante e o cliente. Essa taxa deve cobrir todos os custos com sistema de Delivery, como manutenção dos veículos, pagamento dos funcionários e embalagens. 

Entretanto, caso o serviço seja terceirizado, quem define as taxas são as próprias empresas de Delivery. É importante ter em mente que no serviço terceirizado as entregas mais distantes saem mais em conta para o cliente, então, costumam ser mais atrativas. 

Gostou do conteúdo? Conheça nosso blog e saiba mais dicas sobre Delivery e gestão de restaurantes!

Olá, ainda com dúvidas? Informe seu nome para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

Nossos atendentes estarão online de 2a a 6a de 09:00 às 19:00. Fora desse horário deixe uma mensagem que faremos contato em breve.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.