A pandemia do coronavírus obrigou todos os setores da economia a se reinventarem, principalmente os restaurantes e bares, uma vez que esses locais costumam ter bastante aglomeração. Sendo assim, o ramo alimentício tem utilizado muita criatividade para conseguir passar pela crise.
Em uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em maio de 2020, os resultados mostraram que 1 milhão de empregados já tinham sido demitidos só na primeira quinzena do mês.
Dessa forma, com a pandemia ainda sem previsão de acabar, decidimos te mostrar como esse setor tem se reinventado e como várias dessas mudanças, mesmo depois da crise, devem continuar.
Durante o isolamento mais rígido, como o lockdown, os restaurantes não podem abrir, funcionando somente para entrega e/ou retirada no local. Dessa forma, durante esse período que estamos vivenciando novamente, algumas medidas principais são essenciais.
O primeiro passo que esses restaurantes encontraram para se manter foi a redução de custo. De tudo aquilo que você gasta para manter seu negócio, o que você pode cortar ou reduzir? Vimos muitas pessoas sendo demitidas, entretanto, essa não é a melhor alternativa. A redução de custo deve, antes de uma demissão, passar pelos cortes em gastos simples, como conta de energia e água, por exemplo.
Outra medida importante é estreitar os laços com seus fornecedores. Durante uma crise como essa é evidente que os fornecedores estão vendendo menos, tanto pelo alto número de fechamentos de restaurantes quanto pela própria falta de recursos nesse momento. Dessa forma, esse detalhe pode te ajudar na hora de negociar os valores dos alimentos que você compra. Quer dizer, fazer disso uma oportunidade para conseguir descontos.
Se o desperdício já deveria ser evitado ao máximo antes da pandemia, com ela essa necessidade é ainda maior. Se ainda continua com altos índices de desperdício, faça um planejamento para reduzi-lo. Esse planejamento nada mais é do que uma melhor gestão do seu estoque.
As promoções também foram fundamentais, afinal, elas sempre incentivam o consumidor a adquirir o seu produto. Essas promoções devem ser divulgadas por meio do Marketing Digital, outra medida importantíssima nos tempos de crise em que as vendas online são a única alternativa. Portanto, digitalizar o seu negócio, o que pode ser feito tanto na gestão e no funcionamento do restaurante quanto na divulgação e propaganda do seu produto, foi e ainda é uma das melhores ações tomadas pelos restaurantes que passaram pela crise.
Outra medida é implementar o delivery se você ainda não o tem. Mas, para além disso, sabia que você não precisa estar numa plataforma de delivery para tê-lo? Pois é, elas cobram muitas taxas, então muitos restaurantes optaram por implementar o seu próprio sistema de delivery.
Durante a reabertura dos restaurantes, momento pelo qual já passamos, além das dicas acima, outros fatores são mais que fundamentais.
O primeiro deles é a confiança que o restaurante precisa passar ao consumidor, uma vez que nós só consumimos aquilo que confiamos, correto? Portanto, ao mostrar que o estabelecimento está preocupado com a pandemia e com a saúde de seus clientes, eles vão se sentir mais seguros para entrar em seu restaurante. Sendo assim, além das medidas orientadas pela OMS, é interessante que seu negócio ultrapasse isso e demonstre medidas inovadoras de segurança.
Um exemplo seria destinar um funcionário apenas para a higienização dos talheres, copos, pratos e outros utensílios no momento em que o cliente se serve.
Além disso, algo que pode passar ainda mais confiança são os sistemas de reservas. Com isso, os clientes agendam a hora e o dia em que querem ir ao restaurante e seu negócio consegue ter um controle maior. Isso pode ser implementado separando por grupos de risco também.
Gostou das nossas dicas? Então confira o blog da Click Atende e saiba mais sobre como gerir seu restaurante nesse momento!