A importância do Marketing Digital para qualquer empresa já é mais do que reconhecida, uma vez que o meio virtual hoje muitas vezes é o principal local de vendas dos negócios e isso inclui os restaurantes.
Só em 2020, as vendas online foram 205% maiores do que em 2019 e esse número tende a continuar crescendo em 2021. No caso dos restaurantes, com a impossibilidade de receber clientes por causa da pandemia, essas vendas também aumentaram e com isso todo o mercado do delivery cresceu.
Sendo assim, separamos 5 dicas de marketing digital para o seu delivery que irão aumentar suas vendas. Quer saber mais? Então siga no texto!
Uma das melhores ações para o seu negócio é ter a avaliação dos consumidores. Quando um cliente dá sua avaliação e é notado, compreendido e levado em consideração, além de estabelecer uma comunicação rica com esse cliente, sua empresa demonstra se importar com a opinião dele e as chances de que ele volte são altas.
Mas para isso é preciso que a opinião do cliente realmente tenha importância e que sempre ocorra a busca por melhorias nos serviços e produtos do seu restaurante. Portanto, aplicar a pesquisa de satisfação do seu delivery também é muito essencial, tanto do prato quanto da entrega.
Criar conteúdo não é algo fácil, mas faz muita diferença para suas estratégias de marketing quando bem feito. Você com certeza já entrou em perfis do instagram que estavam descritos com “Criador(a) de conteúdo digital”, não é?
Pois é, nos últimos anos isso tem sido essencial na internet. No caso do Delivery, as melhores opções de criação de conteúdo são para as redes sociais, que podem ser vídeos, imagens, fotos ou pequenos textos.
Não é necessário sempre mencionar o Delivery, mas sim coisas que se relacionam com esse mercado, isso é o suficiente para chamar atenção e aumentar suas vendas. Mas lembre-se: esse conteúdo precisa ser de qualidade!
Como mencionamos, as redes sociais são as melhores plataformas para seu restaurante e delivery, tanto pela visibilidade quanto pela possibilidade de criar conexão com seus clientes.
O Facebook, o Instagram e até mesmo o Tik Tok podem ser essenciais para a divulgação do seu negócio. Mas iremos focar no Whatsapp Business, que nada mais é do que o próprio Whatsapp, porém voltado para empresas.
Nesse aplicativo você possui muitas ferramentas de automatização e organização dos seus contatos (desde os clientes fidelizados até os possíveis clientes). Aliás, você pode configurar o seu perfil como o de uma empresa, colocando o endereço, o horário de atendimento e outras informações.
Além disso, o mais importante: você pode interagir melhor com sua clientela. Mas é óbvio que isso precisa ser feito de forma estratégica… Para saber mais, confira nosso ebook sobre Estratégias de Whatsapp Marketing para restaurantes.
Uma ótima forma de aumentar as vendas é atrair os clientes com cupons e promoções. A empresa pode oferecer desconto para a primeira compra àqueles que ainda não compraram no seu restaurante e assim estimular essa pessoa a conhecer a comida do seu estabelecimento. Pode também compartilhar as promoções e novidades com os clientes que já compraram, mantendo contato com eles e buscando fidelizá-los a você.
As redes sociais são as ferramentas principais para essa divulgação do seu negócio. Outro ponto importante: se seu restaurante contrata o delivery de aplicativos como o IFood, Uber Eats ou Rappi, é importante participar das promoções que eles fazem, como “Frete grátis nas compras acima de R$25”. Muitos restaurantes não participam porque acreditam que perdem com isso, mas na verdade, quem participa ganha muito mais visibilidade e, consequentemente, vendas.
As ferramentas de anúncios pagos são ótimas para gerar tráfego para seu delivery, como o Facebook Ads, Google Ads e Instagram Ads. Acho que já perceberam que a maioria das estratégias de marketing digital para delivery cercam as redes sociais, certo?
Pois é, essas plataformas, além de permitirem anúncios amplos, que abrangem um público mais geral, também permitem segmentar o público-alvo do teu anúncio. Uma dessas segmentações é a de geolocalização, que no ramo alimentício de restaurantes, bares e lanchonetes acabam sendo fundamentais.
A localização é muito importante porque quem consome prefere comprar de restaurantes que estejam mais perto, tanto pela praticidade em buscar o pedido quanto pelo preço do frete ser mais em conta.
Gostou das nossas dicas? Então acesse nosso site, confira nosso blog e conheça um pouco mais sobre a gestão de restaurantes, bares, lanchonetes, delivery e fast food.